quinta-feira, 27 de março de 2014

1ª REUNIÃO do COLEGIADO DE ARTESANATO - CNPC

Nos dia 25 e 26/03/2014, os membros do Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural), participaram da 1ª Reunião de 2014, realizada em Brasília/DF.


Os colegiados setoriais de design, moda e artesanato do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) se reuniram nos últimos dias, em Brasília, para discutir políticas públicas para o setor. Os colegiados são coordenados pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura.
O CNPC é um órgão colegiado da estrutura do Ministério da Cultura (MinC), com a participação da sociedade civil, que propõe a formulação de políticas públicas para os setores culturais. Além do design, moda e artesanato, a SEC também coordena o setorial de arquitetura.
Na reunião do colegiado setorial do artesanato, os representantes deram prosseguimento aos trabalhos de elaboração do documento do plano setorial para o artesanato, que será submetido à consulta pública. Foi reivindicada a participação permanente de um representante da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que passou a ser responsável pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além disso, o colegiado pediu a participação de todos os membros no evento Teia 2014, do Ministério da Cultura, que será realizado em maio.
O colegiado também referendou o teor da carta dirigida à ministra da Cultura pelos setoriais de moda e design, em que, juntos, solicitam a realização de um seminário nacional de economia criativa envolvendo os temas do artesanato, moda, design e arquitetura e urbanismo. O objetivo é discutir e encaminhar sugestões de políticas públicas para os setores, identificando suas interfaces.
Consulta pública
Foi constituído um grupo de trabalho (GT) com dois titulares e um suplente, para acompanhar os trabalhos de sistematização das contribuições que serão coletadas na consulta pública. Além disso, o processo de renovação do colegiado foi outro tema abordado. Os atuais membros comprometeram-se a realizar a mobilização dos eleitores e candidatos de seus territórios, a fim de garantir a pluralidade da representatividade e a ocupação das 30 vagas (15 titulares e 15 suplentes)

Um comentário:

  1. Este colegiado está muito bem representado, pois tem pessoas importantes da sena artesanal brasileira.
    Eu sou de Sergipe e já contei com o apoio e a colaboração no desenvolvimento do meu artesanato de Vaní e Isabel.
    Meu eterno agradecimento às duas.

    Carmem Cavalcanti

    ResponderExcluir

Faça seu comentário aqui