PEC 150

               Notícias em destaque
PEC 150
A ministra da cultura, Marta Suplicy, se reuniu nesta terça-feira (10) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Na pauta, uma saída para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150/2003, que amplia o orçamento para a cultura. Parlamentares da Comissão de Cultura também participaram da reunião, além de representantes do setor cultural.
A PEC 150 prevê o repasse anual de 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento dos estados e do Distrito Federal e 1% do orçamento dos municípios, de receitas resultantes de impostos, para a cultura. A proposta tramita na Câmara há mais de 10 anos e aguarda votação no Plenário desde 2009.
Na reunião, a ministra fez questão de lembrar que a PEC é uma prioridade para o setor e foi um dos temas da III Conferência Nacional de Cultura, realizada entre 27 de novembro a 1° de dezembro, em Brasília.
De acordo com a deputada Jandira Feghali, presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, a proposta já está pronta para ser incluída na pauta para votação.
No encontro, a deputada Jandira se comprometeu a apresentar duas propostas para Marta Suplicy, para que a ministra possa apresentar ao Ministério da Fazenda.
Votação para 2014
Depois da reunião, o presidente Henrique Eduardo Alves prometeu votar a proposta ainda em fevereiro de 2014, o que foi comemorado pelos movimentos sociais, que defendem percentual de 2% do orçamento da União para a cultura.

Texto: Bruno Amorim – Ascom/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui